EUA intensificam combate ao narcotráfico no Pacífico - Foto: Reprodução

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou nesta terça-feira (28 de outubro de 2025) que forças americanas realizaram ataques contra quatro embarcações no Pacífico Oriental, que, segundo ele, eram operadas por Organizações Terroristas Designadas envolvidas no tráfico de narcóticos.Em publicação na rede social X, Hegseth afirmou que as operações ocorreram em águas internacionais e que não houve baixas entre as tropas americanas envolvidas.

De acordo com o comunicado, 14 pessoas morreram nos ataques e uma pessoa sobreviveu. Hegseth detalhou o número de ocupantes identificados em cada embarcação: oito homens no primeiro ataque, quatro no segundo e três no terceiro — todos descritos como “narcoterroristas”. Ele acrescentou que as quatro embarcações já eram conhecidas pelos serviços de inteligência americanos por trafegarem por rotas usadas pelo narcotráfico.

Sobre o sobrevivente, o secretário disse que as autoridades americanas acionaram os protocolos padrão de busca e salvamento e que o caso foi assumido para coordenação pelas autoridades mexicanas. Não foram divulgados detalhes sobre a identidade da pessoa resgatada, seu estado de saúde ou o local exato dos ataques, além da afirmação de que ocorreram em águas internacionais.

Hegseth também comparou a ameaça representada pelos grupos responsáveis pelo tráfico com a da Al-Qaeda, afirmando que esses “narcoterroristas” teriam causado mais mortes de americanos do que a Al-Qaeda e anunciando que serão tratados da mesma forma. “Vamos rastreá-los, criá-los em rede e, então, caçá-los e matá-los”, disse o secretário.