Moradores de diversas cidades mineiras observaram uma “bola de fogo” cruzando o céu no início da noite desta quarta-feira (14). De acordo com especialistas, a explicação mais provável para o fenômeno: a reentrada de lixo espacial na atmosfera.
A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) analisou as imagens registradas, o que permitiu determinar a trajetória do objeto nos céus.
Conforme a Bramon, o que foi observado trata-se de um estágio do foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, lançado em 2014, ou seja, uma seção que se desprendeu durante o lançamento.
O fenômeno chamou a atenção pela luz emitida. Conforme o astrônomo, a associação com o fogo não está errada, já que o objeto realmente fica em chamas. Devido ao atrito com a atmosfera, ele superaquece até pegar fogo e se quebrar em várias partes.
A passagem foi registrada em diversas cidades mineiras, como Araçuaí, Capelinha, Icaraí de Minas, Itamarandiba, Jacuri, Minas Novas e Montes Claros.
Apesar de a maioria dos avistamentos ter sido registrada em Minas Gerais, o fenômeno também foi visto por moradores da Bahia e do Distrito Federal.
VEJA O VÍDEO GRAVADO POR MORDOR DE MINAS GERAIS:




