Senadores e deputados da oposição protocolaram o requerimento de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar a fraude no Instituto Nacional de Seguridade Social.
A CPMI aguarda leitura em plenário pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para ser instalada.
O requerimento foi capitaneado pela deputada Coronel Fernanda e pela senadora Damares Alves e contou com assinaturas de 223 deputados e 36 senadores.
A investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União revelou um esquema de desvios que incluía call centers, consultorias e corretoras.
Dois nomes que aparecem nas investigações são familiares aos senadores que integraram a CPI da Covid: Mauricio Camisotti e Danilo Trento. A hipótese é que os envolvidos partiram para o esquema contra aposentados e pensionistas após a negociata com as vacinas da Índia falhar.
O escândalo é um dos mais sérios problemas de imagem enfrentados pelo atual governo. Uma pesquisa mostrou que o caso apresenta uma repercussão maior que a da onda de boatos falsos sobre a taxação de transações via Pix.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o escândalo está “respingando” no governo porque houve investigação livre e que o presidente Lula quer “punição exemplar” para as fraudes.


