Grupo Domtar anunciou uma evolução em seu modelo organizacional que marca o fortalecimento de sua governança global e a simplificação de seus processos de decisão.
Desde 1º de janeiro de 2026, a companhia implementou um novo Comitê Executivo (ExCo), que reúne as principais lideranças do Grupo e terá responsabilidade direta pela estratégia, desempenho e execução dos negócios.
Nesse novo cenário, Claudio Cotrim, diretor-presidente da Paper Excellence no Brasil, assume também o cargo de Chief Corporate Officer (CCO).
A posição, recém-criada, tem alcance global e coloca o executivo à frente de áreas vitais para a operação da marca, como Tecnologia da Informação, Jurídico, Sustentabilidade, Relações Públicas e Comunicação.
Cotrim também terá sob sua gestão o Centro de Excelência Operacional, Compras, Global Business Services (GBS), além das frentes de Estratégia e Fusões e Aquisições (M&A).
A movimentação ocorre em um momento de consolidação dos negócios, após aquisições de empresas relevantes no setor de papel e celulose nos últimos anos, como a Domtar Corporation, em 2021, cujo nome acabou sendo escolhido para rebatizar o Grupo globalmente. No ano seguinte, em 2022, foi a vez da compra da Resolute Forest Products, fortalecendo ainda mais a atuação do Grupo em segmentos como celulose, papel para impressão, tissues e madeira.
“O desafio agora é consolidar a presença global da Domtar e fortalecer a integração das áreas corporativas”, afirmou Cotrim, destacando o foco na sinergia entre as unidades de negócio.
A nova configuração da Domtar busca aumentar a agilidade organizacional e garantir que a execução dos projetos esteja estritamente alinhada aos objetivos de longo prazo do grupo. A criação do cargo de CCO e do Comitê Executivo reflete a prioridade da companhia em manter uma gestão centralizada e eficiente em todos os mercados onde atua.





