A escritora Adélia Prado, de 90 anos, está internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital São Judas Tadeu, em Divinópolis, no interior de Minas Gerais, após sofrer um acidente doméstico no último dia 19. A autora foi submetida a duas cirurgias ortopédicas e apresenta melhora clínica progressiva, segundo boletim médico divulgado.
A queda ocorreu em sua residência e provocou fratura no fêmur, além de lesões no cotovelo e no punho. Desde então, Adélia está sob cuidados intensivos e vem sendo acompanhada por uma equipe multiprofissional. De acordo com o hospital, a escritora encontra-se acordada, orientada e estável do ponto de vista hemodinâmico, sem necessidade de medicamentos vasoativos. Ela também está em tratamento por complicações renais, com evolução favorável da função dos rins.
Adélia Prado é considerada uma das principais vozes da literatura brasileira contemporânea. Nascida em Divinópolis, onde vive até hoje, estreou na literatura em 1976 com o livro de poemas Bagagem, lançado com o apoio de Carlos Drummond de Andrade. Ao longo da carreira, publicou obras de poesia e prosa, como O Coração Disparado (1978), Solte os Cachorros (2001) e Miserere (2003), entre outros.
Em 2025, foi homenageada pelo Papa Leão XIV com uma bênção apostólica por seus 90 anos de vida e contribuição à cultura. A escritora também recebeu diversas distinções ao longo da carreira, como o Prêmio Jabuti e o Prêmio da Academia Brasileira de Letras.
O hospital informou que novos boletins serão divulgados conforme a evolução do quadro clínico.





