Equipes de socorro passaram a madrugada socorrendo as vítimas do incêndio. (Foto: Redes Sociais)


Dezenas de pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas após um incêndio na estação de esqui de Crans-Montana, nos Alpes Suíços, nesta quinta-feira (1º), segundo informações preliminares divulgadas por autoridades locais.

O fogo começou por volta de 1h30 do horário local (21h30 de Brasília) no Bar Le Constellation, de acordo com comunicado da polícia.

Incêndio nas dependências do bar, onde morreram dezenas de pessoas e mais de fem ficaram feridas. (Foto: Redes Sociais)

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram chamas dentro do que seria o bar, que recebia comemorações de Ano Novo.
Em coletiva de imprensa realizada às 10h (horario local), autoridades disseram acreditar que “dezenas” morreram e que mais de 100 pessoas ficaram feridas.

Continua depois da publicidade

A procuradora-geral do cantão de Valais, Beatrice Pilloud, afirmou que uma investigação foi aberta “para identificar as circunstâncias que levaram a essa situação dramática”.

“Consideramos a hipótese de incêndio, e em nenhum momento questionamos a possibilidade de um ataque”, disse. Ela acrescentou que, “por respeito às famílias”, não poderia dar outros detalhes no momento.

O jornal suíço Blick apontou que o incêndio pode ter sido causado por fogos de artifício, mas as autoridades ressaltaram que a origem ainda é desconhecida.

Segundo Pilloud, as autoridades trabalham também para identificar as vítimas e devolver os corpos às famílias “o mais rápido possível”.

Porta-vozes informaram que a operação de emergência contou com 10 helicópteros, 40 ambulâncias e 150 socorristas. A maioria dos feridos sofreu queimaduras graves e foi encaminhada ao hospital de Valais, cuja unidade de terapia intensiva já está lotada.

Crans-Montana é uma luxuosa estação de esqui localizada a cerca de duas horas da capital suíça, Berna.

A repórter da BBC News Silvia Costeloe, que está no local, descreveu o Le Constellation como uma “verdadeira instituição” da cidade, em funcionamento há pelo menos 40 anos.

Apesar do luxo da região, famosa nos anos 1980 por sediar a Copa do Mundo de Esqui Alpino, o bar, segundo Costeloe, “é grande e não é suntuoso”.

“É um bar realmente grande, com um andar superior com telões onde as pessoas vão assistir a jogos de futebol”, disse.