O empresário Jorge Kotz, 28 anos, em entrevista ao jornal BC TV.

Em entrevista ao jornal BC TV, do portal BRASIL CONFIDENCIAL, nesta segunda-feira (23), o empresário Jorge Kotz, CEO da holding Grupo X, compartilhou sua trajetória empreendedora e os princípios que guiam sua atuação no setor de educação empresarial.

A empresa, sediada em Toledo, Paraná, tem como objetivo capacitar pequenos e médios empresários para um crescimento sustentável por meio de cursos e treinamentos.

Kotz iniciou sua jornada muito jovem, enfrentando desafios como a falência de um negócio e uma dívida de R$ 300 mil. No entanto, ele transformou essas dificuldades em aprendizado, especializando-se em marketing digital e vendas.

Foi nesse contexto que surgiu a Kairos, agência de estratégia empresarial que serviu de embrião para o Grupo X.

Desde 2021, à frente do hub de educação empresarial, ele impulsiona iniciativas que buscam fortalecer o ecossistema de negócios no Brasil.
Com uma metodologia baseada na experiência prática, o Grupo X busca oferecer conhecimento estratégico aos empreendedores.

“Focado na parte de educação empresarial, que é o nosso corpo. Assim como eu vim da agência e fui para essa parte estratégica, acessei muitas empresas do interior. Essas empresas, quando procuravam soluções de marketing, na verdade tinham desafios em vendas, finanças, pessoas e processos. Isso foi me dando uma bagagem de experiência muito grande”, explica Kotz.

Em 2024, o Grupo X atingiu um faturamento de R$ 30 milhões, resultado do sucesso dos cursos e treinamentos oferecidos. Além disso, Kotz idealizou o X Business, evento de imersão que reúne grandes nomes do empreendedorismo brasileiro. Com edições em cidades como Goiânia, Curitiba e Rio de Janeiro, a iniciativa busca ampliar o acesso ao conhecimento empresarial e fomentar o desenvolvimento do setor.

Kotz também ressalta a importância da adaptabilidade diante das constantes mudanças do mercado. Para ele, compreender e utilizar as novas tecnologias é essencial para os empresários. “Existem gerações que tinham que plantar para ter o que comer. Existe a geração de ouro, que é só apertar um botão para já ter o que comer. A vida não é fácil acesso. E a inteligência? Agora é fácil a gente abrir um chat e pedir ajuda. Só que até para utilizar inteligência artificial, a gente tem que saber usar e ser criativo. Tudo é questão de adaptabilidade”, afirma.

Além da educação, o impacto do Grupo X vai além das salas de aula. A empresa tem como missão incentivar o máximo de empresários possíveis a adotarem uma gestão eficiente, visando melhorias na economia do país.

“Nossa metodologia de ensino é baseada na experiência. Acredito que a experiência molda a consciência das pessoas. Então, em todos os nossos eventos e treinamentos, ensinamos, mas também proporcionamos práticas que ajudam na assimilação do conhecimento”, destaca.

Com uma abordagem centrada no desenvolvimento empresarial e na inovação, Jorge Kotz e o Grupo X continuam a expandir seu impacto no mercado brasileiro, reforçando a importância da educação para o crescimento sustentável dos negócios.

Assista a entrevista na íntegra neste link: