
A Marinha do Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) assinam, nesta quinta-feira (7), em Belém (PA), um protocolo de intenções voltado à cooperação na prevenção, monitoramento e resposta a desastres naturais no Brasil.
A cerimônia contará com a presença do comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen; do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; e da diretora do Cemaden, Regina Alvalá.
O acordo tem como objetivo fortalecer a resiliência climática do País e fomentar ações, pesquisas e inovações aplicadas à gestão de riscos, em alinhamento com compromissos internacionais como o Marco de Sendai e a Agenda 2030 da ONU.
Pelo protocolo, a Marinha disponibilizará seus meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais, com capacidade de atuação rápida e eficaz em diferentes tipos de missão e ambientes operacionais. O BNDES, por sua vez, utilizará sua missão de fomento ao desenvolvimento sustentável para apoiar ações de adaptação e resposta a eventos climáticos extremos, incluindo medidas preventivas, emergenciais e de reconstrução, em parceria com órgãos públicos. Já o Cemaden será responsável pelo monitoramento, desenvolvimento de estudos, previsão e divulgação de informações sobre desastres naturais.
Durante o evento, será prestada homenagem ao militar Pedro Teixeira, figura histórica cuja inscrição no Livro dos Heróis da Pátria está sendo reivindicada ao Congresso Nacional.




