A Embaixada dos EUA no Brasil causou controvérsia nesta quarta-feira (23), ao publicar uma mensagem incisiva em suas redes sociais, orientando imigrantes em situação irregular a deixar os Estados Unidos.

Essa ação ocorre em um contexto de endurecimento das políticas de imigração por parte da Casa Branca, desde que a administração Trump assumiu o poder.

A publicação, escrita em português e com a chancela do Departamento de Estado, exibia uma imagem que remetia ao filme de ficção científica E.T. o Extraterrestre (1982). A mensagem acompanhava a imagem:

Continua depois da publicidade

“Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa. Use o aplicativo CBP One e vá embora agora, com apoio e dignidade. Você receberá assistência para a viagem e uma ajuda de custo para retornar ao seu país de origem.”

Essa postagem faz referência ao aplicativo CBP One: Assistência para Autodeportação Voluntária, uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA. No site oficial do governo, a administração Trump apresenta o aplicativo como uma “oportunidade histórica para estrangeiros ilegais receberem viagens gratuitas, perdão de qualquer multa por não saída e um bônus de US$ 1 mil para facilitar a viagem de volta ao seu país de origem.”

A recente comunicação da embaixada reforça a postura cada vez mais rigorosa da Casa Branca em relação à imigração, desde a posse do presidente Donald Trump em janeiro deste ano. Em uma publicação anterior, a embaixada também havia enfatizado que um visto é um privilégio, não um direito.